sábado, 27 de setembro de 2008

Desenvolvimento de IDH no Estado de São Paulo

Estudando o conceito de IDH, o índice de desenvolvimento humano, me deparei com dados sobre o estado de São Paulo e do Brasil. Claramente existe uma diferença entre as regiões do Brasil. O estado de São Paulo, apesar de sua força econômica, ainda possui casos graves de municípios com baixo IDH.

A tabela a seguir mostra, de maneira decrescente, os municípios paulistas com menor IDH.



A maioria destes municípios estão localizados na região sul de São Paulo, divisa com o norte do Paraná. Nota-se que os indices referentes a educação são satisfatórios e certamente com tendência a crescimento, mas longevidade e renda estão longe do ideal.

A tabela a seguir mostra quais são os fatores ligados a educação, renda e saúde mais contribuem para o baixo IDH destes municípios.



Estamos falando de uma população total de 38500 pessoas, com uma média inferior a 5 anos de estudo, renda per capta média de 0,78 salários mínimos e um preocupante nível de mortalidade infantil de 22,43 nascidos vivos por mil, para os três primeiros municípios.


Compare estes dados com os dos cinco municípios paulistas com maior IDH.

Talvez não seja uma comparação justa, afinal São Caetano possui em sua região um grande parque industrial e comercial, formado por São Paulo e seus municípios vizinhos; São Pedro tem forte tradição hoteleira; Santos possui o maior porto da América Latina e consequentemente todo o desenvolvimento que caminha junto; Jundiaí possui grandes indústrias, com uma ótima malha rodoviária e está próxima da capital e de Campinas; Vinhedo é um conhecido refúgio de condomínios nobres para ex-moradores de São Paulo que "fugiram" com medo da violência e do stress paulistano.

Mas mesmo assim alguns indicadores comparativamente são interessantes.

Nenhum comentário: