O mundo globalizado e a Sociedade da Informação têm exigido um processo contínuo de aprendizagem e atualização do conhecimento das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Grupos estão sendo excluídos das benesses provenientes das conquistas tecnológicas. Esta exclusão gera graves reflexos na auto-estima e na qualidade de vida destes grupos, que podem ser considerados excluídos sociais.
O combate a esta exclusão tecnológica e conseqüente exclusão social, pode ocorrer através da parceria entre os governos como agentes de fomento e de desenvolvimento de pesquisas; das empresas exercendo seu papel de empresa-cidadã com Responsabilidade Social Empresarial; da sociedade, através de organizações sociais que possuem a percepção do problema e atuam junto as comunidades que expressam o desejo de inserir-se no mundo tecnológico.
Obviamente, o combate ao processo de exclusão social de causa tecnológica é uma oportunidade para as empresas de vincular sua imagem organizacional com a ação. Isso gera um diferencial competitivo, contribuindo culturalmente com colaboradores e futuros consumidores.
Cada vez mais as empresas são mais reconhecidas e admiradas pelo modo como se relacionam ou se comunicam com a sociedade, do que pela simples qualidade de seus produtos e serviços. A Responsabilidade Social Empresarial surge como uma estratégia que vai além da filantropia. A pesquisa “Sexto estudo global de líderes de opinião”, de 2006, da agência Edelman, mostra que 98% dos formadores de opinião no Brasil preferem empresas e medidas de responsabilidade social empresarial em substituição ao tradicional “capitalismo selvagem”, esperando o envolvimento da empresa com a sociedade, em troca de confiança pela marca.
O processo de Inclusão Digital, que permite o acesso às TICs, está além de disponibilizar computadores, mas sim, de capacitar o indivíduo a saber como utilizar a tecnologia e obter conhecimento através dela, trazendo reflexos positivos ao seu dia-a-dia.
O fato é que a Sociedade da Informação é um processo irreversível. Para a E-europe, ela corresponde ao que significou a Revolução Industrial no século XXI, o que divide o mundo entre países produtores de tecnologia, países consumidores e países à margem de qualquer benefício. Combater a exclusão digital é permitir que a sociedade possa estar presente no primeiro grupo.
http://pegntv.globo.com/Pegn/0,6993,LIC260129-5015,00.html
http://www.pautasocial.com.br/artigo.asp?idArtigo=407
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=479
http://www.mmcontabilidade.com.br/materia.asp?ID=4207
http://www.executivosfinanceiros.com.br/noticias_mostra.asp?id=21706
http://www.agert.org.br/ler.asp?tp=T&id=3931
http://coletiva.net/artigosDetalhe.php?idArtigo=1044
http://d7.v2v.org.br/site/pagina.php?idclipping=13674&idmenu=47
http://www.portaldovoluntariohsbc.com.br/site/pagina.php?idclipping=13293&idmenu=74
http://www.clientesa.com.br/default.asp?sp=materia_integra.asp&secao=1&codigo=10954
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